
Lab de Filmes Semicondutores
O LFS é formado por um grupo de pesquisadores e estudantes que têm como motivação desenvolver a ciência básica relacionada ao crescimento e propriedades de filmes semicondutores, em especial aqueles formados por óxidos e nitretos de metais de transição, e implementar as aplicações desses filmes.
Aplicações
Os filmes finos de óxidos e nitretos de metais de transição apresentam uma ampla gama de aplicações. Entre as mais importantes podemos citar as aplicações eletrônicas, as de geração de energia e as biomédicas.
Aplicações eletrônicas: compreendem os processadores e as memórias utilizadas em computadores, tablets, celulares, computadores de bordo e sistemas de controle (de aeronaves, ônibus e trens), painéis eletrônicos, LEDs, detectores e câmeras digitais.
Geração de energia: filmes semicondutores vem sendo intensivamente aplicados em células solares para geração de energia fotovoltaica e em fotocatálise para gerar hidrogênio combustível a partir da energia solar.
Aplicações biomédicas: os filmes de interesse em nossas pesquisas são empregados também para em recobrimentos de superfícies de implantes ósseos usados em medicina e veterinária, para melhorar a aderência do tecido ósseo e minimizar a proliferação de bactéria.
(para mais detalhes clique aqui).
Ciência Básica
O crescimento, a caracterização, e as aplicações de filmes finos envolvem vários temas de ciência básica. Entre esses podemos citar a movimentação e a adsorção de átomos em uma superfície, as reações químicas superficiais, e a interação das superfícies com partículas energéticas e radiação. A física dos plasmas (gases ionizados) e dos processos de crescimento usando plasmas também são aspectos relevantes das pesquisas.